UEMS promove oficina com tecnologias multimídias para alunos de escola indígena

0
135

A Casa da Cultura – Espaço Guaraoby, da UEMS, recebeu os alunos da Escola Lacui Roque Isnard, na Aldeia Bororó, durante a tarde de sexta-feira (05), para a oficina “Mba’e Kuaa – Tecnologias para um futuro ancestral/Abril Indígena”, onde as crianças puderam ter uma vivência com tecnologias multimídias. Esse evento fez parte do pré-lançamento da exposição “Mba`e kuaa: Saber – fazer Kaiowá e Guarani” que fica na Casa da Cultura até 19 de maio.

Cerca de quarenta alunos e alguns rezadores indígenas fizeram parte da atividade. A Coordenadora da exposição, Fabiana FernandesIDAC/DCEL-PROEC/Casa Da Cultura/UEMS), explica que esta oficina apresenta a visão dos nhanderu e nhandesy, rezadores Guarani e Kaiowá,  em forma de vídeo 360, trazendo suas reflexões sobre a ecologia, a tecnologia e o fim do mundo. “Essa oficina oferece um encontro imersivo com a visão de xamãs Guarani e Kaiowá, apresentado em forma de vídeo 360 no óculos de realidade virtual, nos convidando a conhecer um outro modo de pensar a natureza, e um outro modo de pensar a tecnologia, abrindo um caminho para outros modos de pensar – e criar – o futuro. Mba’ekuaa é a palavra Guarani para “tecnologia”, “conhecimento técnico” ou “saber-fazer”. 

Após a interação das crianças com os rezadores e com os óculos de realidade virtual, os alunos também puderam desenhar sobre o que aprenderam e essas artes passaram a fazer parte da exposição.  

A Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Érika Kaneta Ferri, destaca que é uma honra para a UEMS receber essa exposição fotográfica feita pelos anciãos, feita pela comunidade. “Acho que as imagens por si só representam um pouco da realidade desses povos, a importância da gente manter essa cultura viva de também valorizar a nossa cultura sul-mato-grossense e os nossos povos indígenas. Para nós enquanto Universidade, fazendo esse papel que é disseminar essa cultura, esse momento está fortalecendo isso, então a universidade tem que estar aberta sempre, para essa relação com as comunidades indígenas. É um momento da universidade aprender mais sobre os povos indígenas do nosso Estado e o espaço da Casa da Cultura é um espaço de diálogo, um espaço da comunidade, incluindo todos os povos”, disse a docente.

Matheus Fernandes,  Chefe da Divisão de Cultura da UEMS, ressalta que a maior importância da exposição é colocar os povos indígenas como protagonistas da própria história, “não é uma posição qualquer que a UEMS está fazendo, a UEMS está mediando no processo, quem tá fazendo a exposição são os curadores indígenas mesmo, eles que construíram a exposição, eles que deram opinião sobre a montagem das fotos, sobre a montagem dos objetos, então a gente está entendendo que eles são protagonistas. A ideia é que a gente converse, dialogue o ano inteiro com eles, não apenas em abril, porque eles fazem parte da cultura sul-mato-grossense, são parte da cultura ou é a própria cultura mato-grossense em jogo aí”.

A professora de artes Ana Carolina Lima, da Escola Lacui Roque Isnard, na Aldeia Bororó, acompanhou os estudantes e disse que “é muito importante para elas verem que a cultura deles não está sendo representada de qualquer forma, que a vida deles tá sendo representada conforme realmente eles vivem, não o como que o livro passa. E para eles também se identificarem com o que tá acontecendo, se identificar com ser indígena”.


Sobre a exposição 

A exposição temporária “Mba`e kuaa: Saber – fazer Kaiowá e Guarani” fica na Casa da Cultura – Espaço Guaraoby até 19 de maio, no horário de funcionamento: segunda à sexta: 7h30 às 21h30 |  Sábado: 8h às 12h – na R. Monte Alegre, 1955 – Vila Progresso, Dourados. Para agendamentos de grupos entre em contato por meio do e-mail: dcel@uems.br; ou do telefone: 67 -3902-2636. 

A exposição “Mba’ekuaa:  O Saber-Fazer Guarani e Kaiowá” apresenta uma pequena seleção dos registros produzidos para o Acervo Multimídia Guarani e Kaiowá, uma colaboração global entre a Kuñangue Aty Guasu, o Instituto de Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC) e o Laboratório de Antropologia Multimídia da Universidade de Londres (UCL MAL). O projeto é realizado em parceria com o British Museum’s EMKP no Reino Unido e tem como foco documentar os processos materiais e os conhecimentos técnicos através dos quais as casas de reza Guarani e Kaiowá (Oga Pysy) são construídas, e as práticas rituais que estas estruturas possibilitam.

O projeto também interroga os processos materiais de conhecimento técnico e as relações sociais através dos quais os acervos de patrimônio cultural são construídos e apresentados, experimentando com mídias digitais de imersão sensorial como RV/360 e som ambisônico, o registro e a busca de novas relações colaborativas com as comunidades locais.

Os eventos têm o apoio da Divisão de Cultura Esporte e Lazer, da Pró-reitoria de Extesão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da UEMS; Casa da Cultura – Espaço Guaraoby; University College London, Mal-Ucl, The British Museum’s Endangered Material Knowledge Programme (EMKP), UCL Grand Challenges, UCL Global Engagement, The UCL Centre For Critical Heritage Studies.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here