TV Senado tem programação especial dedicada aos povos indígenas

0
23
Os títulos dedicados aos povos originários são parte das comemorações dos 200 anos do Senado Fonte: Agência Senado

No mês de abril, a TV Senado apresenta uma série de três episódios especiais do programa Espaço Cultural gravados durante o festival Brasil é Terra Indígena. Realizado em dezembro do ano passado, o evento reuniu artistas indígenas e figuras consagradas da cena musical brasileira. Os títulos dedicados aos povos originários são parte da programação especial da emissora em comemoração aos 200 anos do Senado em 2024. 

No episódio que estreia, às 20h da sexta-feira (13), Gean Pankararu se une ao cantor Lenine. No sábado (20), a cantora amazonense Djuena Tikuna divide o palco com Mariene de Castro. Os paraenses Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro são os convidados especiais das Suraras do Tapajós no sábado (27). 

A programação de documentários também terá estreias dedicadas aos povos indígenas: No dia 12 de abril, às 22h30, Aikewára conta a violência que os índios da etnia aikewára suruí sofreram em meados dos anos 1970, quando houve a ocupação do território indígena por tropas do Exército, em decorrência da Guerrilha do Araguaia, no sul e sudeste paraense. 

No Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, às 21h30, é a vez da exibição de Nheengatu, nome que se refere à língua falada por alguns grupos no alto Rio Negro, na Amazônia. Homens, mulheres e crianças mostram sua relação com essa língua a partir da chegada dos “brancos”, quando suas rotinas começaram a mudar. 

Já no dia 20, às 21h, o documentário Índio Cidadão? resgata a luta das nações indígenas brasileiras pela conquista de direitos na Constituinte de 1987/1988  e, 25 anos depois, mostra a atuação do movimento indígena na mobilização nacional em defesa dos direitos constitucionais ameaçados. 

Por questões de direitos autorais, após a exibição, o programa Espaço Cultural fica disponível apenas no site da TV Senado e não vai para o canal da emissora no YouTube. Os documentários licenciados também estão disponíveis apenas na grade da emissora. ​

Serviço

Programa Espaço Cultural

Festival Brasil é Terra Indígena 

  • dias: 13, 20, 27 de abril
  • horário: 20h

Documentários

  • Aikewara, 12/4, 22h30;
  • Nheengatu, 19/4, 21h30;
  • Índio Cidadão?, 20/4, 21h

Fonte: Agência Senado

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here