Senador critica doação milionária para ONG indígena: “Comprar a soberania”

0
128
Marcio Bittar Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O senador Marcio Bittar (União Brasil-AC) gravou um vídeo para comentar a liberação de R$ 35 milhões do Fundo da Amazônia para a Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (Opirj), por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o parlamentar, a entrega de valores exponenciais para ONGs que atuam na Amazônia não serve para gerar melhorias para a região, tampouco para os indígenas, mas sim para permitir a exploração da região por países ricos como a Noruega.

– Isso aí é o cala-boca da Noruega através do fundo que ela criou e que a ministra Marina administra no BNDES para nos calar, para continuar comprando a soberania brasileira – disse Bittar, em um vídeo compartilhado no Instagram.

O senador é relator da CPI das ONGs que investiga as organizações não governamentais que exploram os povos indígenas, recebem muitos recursos financeiros e usam esse dinheiro para viagens e consultorias, sem que projetos sólidos sejam desenvolvidos para os moradores da Amazônia.

– A realidade que a CPI mostra ao Brasil é que países milionários passam umas migalhas para o Brasil para comprar soberania. É para nos proibir de prosperar aqui na Amazônia – completou Bittar.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here