Indígenas defendem liberdade para produzir durante manifestação em Brasília

0
187
Foto: Mário Vilela/Funai

Um grupo de cerca de 300 indígenas de diferentes etnias realizou nesta quinta-feira (12) uma manifestação pacífica na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Durante o ato, eles defenderam a liberdade para desenvolver atividades produtivas nas aldeias e solicitaram apoio a projetos sustentáveis que resultem em geração de renda. Confira as fotos aqui.

Paresi, Kayapó, Xavante, Manoki, Nambikwara, Umutina, Terena, Pankararu, Enawenê Nawê e Fulni-ô foram algumas das etnias presentes. O grupo foi recebido em frente ao do Palácio do Planalto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, acompanhado do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, da liderança indígena Arnaldo Paresi e de autoridades do governo federal. Na ocasião, os indígenas realizaram ainda uma apresentação de dança típica.

Foto: Isac Nóbrega/PR

“A Nova Funai entende que, por meio do etnodesenvolvimento, é possível levar dignidade às populações indígenas, permitindo que as comunidades sejam protagonistas de sua própria história. Hoje, eles vieram solicitar apoio para suas atividades produtivas, sobretudo nas questões relacionadas a linhas de crédito, financiamento e licenciamento”, destacou o presidente da Funai.

Para Arnaldo Paresi, as atividades produtivas trazem autonomia e dignidade aos indígenas, além incentivar sua permanência nas aldeias. “Na nossa comunidade, a agricultura fixou os indígenas na terra e reduziu a mortalidade que tínhamos devido à desnutrição por falta de alimento. Além disso, a geração de renda permitiu melhorar nossa qualidade de vida em diversos aspectos, como saúde, educação e moradia”, comentou.

Envie seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here