Aos 25 anos, Dandara Queiroz não tem do que reclamar. Natural de Araçatuba, interior de São Paulo, a modelo de origem tupi-guarani trabalha profissionalmente há dois anos. Um dos destaques da edição mais recente da São Paulo Fashion Week, ela acabou de estrear na TV, no elenco do especial “Falas da terra”, dentro da antologia “Histórias impossíveis” (Globo).
A trajetória de Dandara tomou novos rumos nos últimos anos. Ela morou a vida toda no interior do Mato Grosso do Sul, chegou a cursar arquitetura e urbanismo. Seus pais têm origem indígena e, apesar de ter crescido na cidade grande, conta que a etnia pulsou forte em alguns momentos.
“A comunidade fica bem pertinho de São Paulo, lá é um ponto de paz e equilíbrio que encontrei. É onde me fortaleço, me reconecto e crio minha estrutura para dar conta da correria da vida”, conta. “O que acho mais incrível é a força da energia ancestral que a natureza me traz. Também é impossível não notar o quão lindo é o amor incondicional, o cuidado e a reciprocidade que os originários tem com a nossa mãe-terra.”
Miss, modelo e atriz
Enquanto dava os primeiros passos para ingressar no mundo arquitetônico, Dandara começou a participar de concursos de miss. Foi se destacando e a quantidade de trabalhos em São Paulo fez com que se mudasse para a capital paulista. Em dois anos, foram mais de 250 trabalhos como modelo, com experiências no exterior. Em novembro de 2022, desfilou para 10 marcas diferentes na São Paulo Fashion Week.